STAR WAR – Jedis x Siths (Parte 2)

 

Por: Allan de Oliveira.

contatoallandeoliveira@gmail.com

 

"O medo da perda é um caminho para o lado sombrio".

(Mestre Yoda)

 

Na primeira parte desse texto eu expliquei um pouco sobre a Força e sobre os Cavaleiros Jedis. Nessa segunda parte será explicado de forma simples e direta sobre o Lado Sombrio da Força e sobre os Cavaleiros siths.

 

O Lado Sombrio da Força

 

O Lado Sombrio da Força é um lado sedutor voltado para os desejos de um indivíduo e ânsia de poder. Esse lado se manifesta através de sentimentos negativos como medo, raiva, agressão, ciúme, ódio, e demais sentimentos ruins que no final das contas só levará ao sofrimento.

 

Aqueles que seguem o Lado Sombrio sentem a necessidade de destruir dentro de si os sentimentos de saudade, amor, bondade, substituindo esses sentimentos pelo ódio para se sentirem mais fortes. Como é o caso de Kylo Ren, um dos líderes da Primeira Ordem e neto de Darth Vader.

 

Matar é considerado um delito gravíssimo perante a lei social-humana, além de ser considerado pecado em muitas religiões. E essa atitude também leva um indivíduo a passar para o Lado Sombrio da Força, como é mostrado no filme “O Retorno de Jedi” (1983) na parte em que Lorde Sirius pede a Luke Skywalker para golpeá-lo com o sabre de luz. Além disso, no Episódio II dessa série de filmes, também é mostrado que Anakin Skywalker se vinga da morte da mãe, matando o Povo da Areia e no Episódio III ele mata as crianças aprendizes dos mestres jedis.

 

Os cavaleiros Siths



Quando assistimos aos episódios I, II, e III de Star Wars, percebe-se que os cavaleiros siths são uma sociedade secreta dentro do governo para conspirar e criar uma ditadura. Porém, eles estão muito além disso por serem milenares.

 

Os siths são desonestos, mentirosos, enganadores, egoístas, arrogantes, têm um ego muito elevado, e seguem as suas paixões. Eles lutam com fúria ao passo que os jedis, com cautela. E como os jedis, eles sentem a presença de pessoas por perto e manifestam o Lado Sombrio da Força por meio da fé.

 

Os Mestres siths até tentam serem deuses, em outras palavras, falsos deuses. E as almas dos siths estão condenadas, ao passo que as dos jedis são salvas.

 

Diferenças entre

Anakin Skywalker e Luke Skywalker

 

Existem algumas diferenças entre dois importantes personagens de Star Wars: Anakin Skywalker e Luke Skywalker.

 

A diferença entre Anakin e Luke é que o primeiro usa do ódio por causa das perdas, como a morte da mãe e da esposa, passando a seguir o Lado Sombrio. Já o segundo teve a capacidade de se reconstruir e seguir o Lado Luminoso para combater o mal, tornando-se um escolhido entre os cavaleiros jedi e cumprir a profecia.

 

Anakin Skywalker só quis conhecer o lado sombrio por ter sido enganado por Lorde Sirius que mentiu, afirmando se Anakin passasse para esse outro lado teria a possibilidade de salvar a esposa Pademé. A verdade é que Anakin ficara confuso e a partir disso Lorde Sirius aproveitara para levá-lo ao lado sombrio.

 

E como eu afirmei na 1ª parte desse texto, o que me chama mais a atenção em Star Wars não são os efeitos especiais (apesar de extraordinários), mas as mensagens passadas que servem para refletimos. Mensagens essas que além de mostrar a diferença entre os Jedis e os Siths vão muito mais além disso. E em textos futuros estarei abrangendo ainda mais sobre essas mensagens extraordinárias presente na série de filmes Star Wars. Sem mais delongas: que a força esteja com você! 


Leia a PARTE 1 do texto neste link: https://bit.ly/3yzfMcA

 

Literatura TV

Escritor, pesquisador, blogueiro, e Youtuber que visa através deste blog a circulação de textos próprios, bem como o de pessoas amigas, no intuito de incentivar as artes que há dentro de cada um de nós, e também a divulgação de culturas em geral. Contato: contatoallandeoliveira@gmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
As Mil e Uma Noites: Lições valiosas para a humanidade