Analogias em STAR WARS (parte 1)

 

Por: Allan de Oliveira.

contatoallandeoliveira@gmail.com

 

A série de filmes Star Wars é uma das maiores da história do cinema. Série essa que conta sobre a luta entre os jedis e os siths, famosa pelos grandes efeitos especiais, principalmente, os efeitos criados por George Lucas e por suas trilhas sonoras magníficas criadas por John Williams. 

Star Wars é considerado uma das maiores séries de filmes de todos os tempos que faz muitas comparações com episódios da história, bem como crenças religiosas, entre outras analogias. E no presente texto, o leitor irá se deparar com algumas dessas comparações analisadas modestamente pelo autor do presente texto.

 

1. Fascismo 


O Fascismo é uma das principais analogias presentes em Star Wars e a foto acima nos mostra isso. Foto essa que faz parte de uma cena do filme “O Despertar da Força” (2015). 

Esse fascismo presente em Star Wars ocorre quando os siths, liderados pelo Senador Palpatine (Lorde Sidius), estão inseridos no poder para derrubar a democracia e a república por meio de um golpe de estado. 

Os siths são uma sociedade secreta presente dentro do governo a fim de conspirar contra esse e criar uma ditadura, como visto nos Episódios I, II, e III. Isso se assemelha aos golpes fascistas mostrados ao longo da história. Apesar dos siths estarem muito além disso por serem milenares. 

O Senador Palpatine se torna chanceler da República o que na verdade é uma alusão a Adolf Hitler que também foi chanceler da Alemanha. E, além disso, Palpatine continua no cargo de chanceler, mesmo após o seu mandato ter acabado. Uma atitude de um ditador. E aproveitando do seu poder ele cria uma conspiração e espalha boatos contra os jedis para tomar o poder e criar a sua ditadura. Como os nazistas fizeram e demais fascistas sempre fizeram. E a partir da tomada do poder é criado o império galáctico cuja alegação é de que o universo precisa de segurança. Um argumento fascista e de Extrema-Direita para permanecer no poder. 

Assim, o Senador Palpatine se torna um ditador na figura de Lorde Sidius quando ele assume o império galáctico. 

Nesse contexto, Anakin Skywalker, que se tornará o braço direito de Lord Sirius, vai sendo seduzido por essas ideias como visto nessa cena abaixo que faz parte do episódio II:


Quando o império galáctico é criado, os jedis sobreviventes fogem para morarem escondidos por causa das perseguições do governo fascista. E até no Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977), Obe-Wan Kenobi até chama aquela época de Era das Trevas.

Mas, além dessas analogias com um regime Fascista também notamos mais detalhes como, por exemplo, os capacetes usados por Lord Vader e pelo exército dos clones (Stromtroopers) pelo fato dos capacetes serem inspirados nos capacetes dos soldados nazistas.



E algumas naves do império são chamadas de Destroyers, outra alusão aos navios nazistas que também tinham esse nome.



2. Ideias revolucionárias


Os rebeldes são revolucionários que lutam contra o império fascista de Lord Sirius. E nos momentos finais do filme “O Retorno de Jedi” (1983) podemos notar revolucionários hasteando uma bandeira vermelha com o título "Wesa Livre", uma referência à "Cuba Libre", como mostrado na foto acima.

Mas, além disso, ainda em “O Retorno de Jedi” (1983), os seres de todos os planetas do universo também comemoram a queda da ditadura derrubando a estátua de Lord Sirius como fizeram os comunistas com a queda do Czar Nicolau II, como podemos notar na cena abaixo. 


3. Mitologia


A mitologia e parte da cultura dos antigos gregos e vikings também são mais outros detalhes presentes nas analogias que encontramos em Star Wars, como, por exemplo, a queima dos corpos dos mortos. Essa queima de corpos ocorre no “Episódio IV: Uma Nova Esperança” (1977), quando os jawas são assassinados pelos stormtroopers e C3PO crema os corpos como faziam os povos pagãos (gregos, vikings, entre outras). Essa queima de corpos também será mostrada nos momentos finais do filme “Episódio VI: O Retorno de Jedi” (1983) quando Luke Skywalker crema o corpo do seu pai Lord Vader. 

Além disso, também notamos outra referência mitológica no filme “Episódio V: O império contra-ataca” (1980) através de uma cidade que chega às nuvens, a Cidade das Nuvens flutuantes, onde o personagem Landon é o administrador dessa cidade. O que a meu ver é uma referência ao Monte Olimpo onde moram os deuses gregos.


4. Mais analogias:

 

Podemos notar também outras analogias como:

 

* Medievalismo: Kylo Ren, um dos líderes da Primeira Ordem e neto de Darth Vader, veste-se ao estilo de um Cavaleiro Negro da Era Medieval, bem como o próprio Lord Vader.

 

* Aikidô: Como os jedis usam a força apenas para se defenderem e não para atacarem, isso se assemelha à arte-marcial do Aikidô.

 

* Hacker: R2-D2 além de ser um robô-técnico nas X-Wings, as naves espaciais dos rebeldes, ele também tem a função de descobrir códigos para abrir portas e acessar sistemas de computadores, algo muito semelhante aos hackers.

 

E como são várias as analogias encontradas em Star Wars e para o texto não ficar muito extenso eu separei o texto em duas partes e a segunda foi postada no link abaixo.

 

LEIA A 2ª PARTE DO TEXTO NO LINK ABAIXO:

https://bit.ly/3AhZeao

Literatura TV

Escritor, pesquisador, blogueiro, e Youtuber que visa através deste blog a circulação de textos próprios, bem como o de pessoas amigas, no intuito de incentivar as artes que há dentro de cada um de nós, e também a divulgação de culturas em geral. Contato: contatoallandeoliveira@gmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
As Mil e Uma Noites: Lições valiosas para a humanidade