A Guerra dos Mundos e Orson Welles

(Foto: cena do filme “Guerra dos Mundos” de 1953)

 

Por: Allan de Oliveira.

Contato: allantbo@hotmail.com

  

 

Numa noite do dia 30 de outubro de 1938, ocorreu um episódio que acabou entrando para a história. Nessa noite o cineasta renomado Orson Welles, que dirigiu clássicos do cinema como Cidadão Kane, O amanhã é eterno, e muitos outros filmes, invadiu os estúdios da rádio CBS (Columbia Broadcasting System) para interromper a programação e dá a notícia sobre uma suposta invasão de alienígenas marcianos. Claro que essa interrupção já fazia parte do cronograma do programa como jogada de marketing para atrair a atenção de ouvintes e ser, criando, assim, uma dramatização baseada no livro clássico da ficção-científica A Guerra dos Mundos, publicado em fins do século XIX por H. G. Wells, que conta sobre a tentativa de conquista do Planeta Terra por invasores marcianos.

 

Essa fake News, criada por Orson Welles alcançou 6 milhões de pessoas, sendo que 1,2 milhões acreditou no fato. As pessoas entraram em pânico, havendo aglomeração nas ruas e congestionamentos. As linhas telefônicas estavam sobrecarregadas e o caos paralisou três cidades nos Estados Unidos. Pessoas se trancavam armadas com revólveres e espingardas, e houve pessoas que até se suicidaram por se sentirem bastante desesperadas.

 

Curiosidades

 

(Foto: H.G. Wells)

 

- Uma curiosidade é que em 1971, um grupo de radialistas de São Luís do Maranhão criou uma adaptação da história para a cidade na Rádio Difusora. Essa brincadeira de mau-gosto acabou causando pânico, caos, e até envolvendo o exército brasileiro.

 

- Outra curiosidade é a circulação de boatos sobre o fato do autor de “A Guerra dos Mundos” ter sido um integrante da sociedade secreta Illuminati e procurava seguir o propósito principal dessa sociedade secreta: a criação de uma Nova Ordem Mundial para o governo do Anticristo. No entanto, já vivemos em tempos de uma Nova Ordem Mundial porque vivemos num mundo capitalista globalizado, diferentemente da Velha Ordem onde o mundo era dividido entre países capitalistas e países socialistas na época da Guerra Fria. Portanto, essas deduções não passam de mais outras teorias da conspiração financiadas por políticos de Extrema-Direita espalhados pelo mundo já há um bom tempo.

 

_______________________________________________________________________

LEIA UM RESUMO DO LIVRO “A GUERRA DOS MUNDOS” (1898), DE H.G. WELLS NOS LINKS ABAIXO:

 

A Guerra dos Mundos – Parte 1: https://bit.ly/3BSwYZA

 

A Guerra dos Mundos – Parte 2: https://bit.ly/3E8Y2FZ

 

A Guerra dos Mundos – Parte 3: https://bit.ly/3ufCD9l

_______________________________________________________________________

 

Fontes de pesquisas:

Tecmundo

Wikipédia

 

Literatura TV

Escritor, pesquisador, blogueiro, e Youtuber que visa através deste blog a circulação de textos próprios, bem como o de pessoas amigas, no intuito de incentivar as artes que há dentro de cada um de nós, e também a divulgação de culturas em geral. Contato: contatoallandeoliveira@gmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
As Mil e Uma Noites: Lições valiosas para a humanidade