STAR WAR – Jedis x Siths (Parte 1)


Por: Allan de Oliveira.

contatoallandeoliveira@gmail.com


“O melhor professor é o fracasso”.

(Mestre Yoda)

 

O grande épico do cinema, Star Wars, famoso por seus efeitos especiais, e pelo magnífico enredo sobre a luta do bem contra o mal, é sem dúvida um dos maiores filmes de ficção-científica de todos os tempos. Mas, além dos efeitos especiais, na minha opinião, há algo muito mais interessante por trás dos efeitos que são as mensagens de reflexão mostradas nessa série de filmes, como, por exemplo, a diferença entre os Cavaleiros Jedis e os Siths. Mas, para compreendermos a diferença entre os dois é necessário compreendermos antes o que seria a Força, palavra essa mencionada várias vezes em muitos momentos de Star Wars.

 

A FORÇA

 

A força é um poder que criou a vida, ela rodeia todo ser vivo, os guia, e transforma os seres em luminosos quando esses não passam para o lado sombrio.

 

A força é um campo de energia que envolve os seres vivos e os penetra. Ela dá poder aos seres viventes e serve para manter a galáxia unida.

 

Quando um jedi sente a Força ele tem ciência de que ela está ao seu redor porque ela está em tudo: nas energias das árvores, dos rios, das terras, de toda a natureza, estando em todos os lugares porque ela é onipresente.

 

Mas, a Força tem dois lados: o lado bom (referente à luz) e o lado sombrio (referente ao mal). Ela tem poder de unir esses dois lados para, assim, haver equilíbrio no universo, algo um tanto que semelhante à filosofia chinesa e ao budismo. E se fomos nos basear nos ensinamentos de Jesus Cristo e o da crença num Deus único, podemos considerar o Lado Bom da Força referente ao lado bom do ser humano quando baseados nos ensinamentos de Deus, e o Lado Sombrio da Força sendo referente ao lado ruim de seres humanos sob a intervenção de espíritos maléficos, os demônios.

 

Os Cavaleiros Jedis


Os jedis são guerreiros sacerdotais que cultivam do Lado Bom da Força. Eles fazem parte da Ordem Jedi, uma espécie de religião que equilibra a Força. Eles são seres honestos, não são egoístas, usam o poder para o bem, seguem a intuição, têm a capacidade de sentir a chegada de pessoas, podem ver o passado, prever o futuro, e até se comunicarem com pessoas que já morreram. Usam também da Força para se defenderem e para manter a paz e a justiça na República Galáctica.

  

Para manifestarem a Força é necessário aos Jedis se concentrarem no momento presente e não pensar em nada do qual os faça perder a concentração porque eles devem está com a mente limpa, devem estar equilibrados, tendo fé para manifestar a Força.

 

Para permanecerem do Lado da Luz, os Cavaleiros Jedis devem evitar sentir determinados sentimentos que leva ao Lado Sombrio da Força, como o medo porque esse leva à raiva, depois a raiva levará ao ódio e, consequentemente, o ódio levará ao sofrimento. Além disso, eles também não podem ter relacionamentos amorosos para não se apegarem porque o apego leva ao ciúme, ou tão pouco sentir com as perdas de entes queridos porque esses sentimentos os farão sofrer e perder o equilíbrio, e a falta de equilíbrio os levará para um único caminho: o Lado Sombrio. 


Leia a PARTE 2 do texto neste link: https://bit.ly/3OE0E3s

 
Literatura TV

Escritor, pesquisador, blogueiro, e Youtuber que visa através deste blog a circulação de textos próprios, bem como o de pessoas amigas, no intuito de incentivar as artes que há dentro de cada um de nós, e também a divulgação de culturas em geral. Contato: contatoallandeoliveira@gmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
As Mil e Uma Noites: Lições valiosas para a humanidade