JESUS, O MAIOR PSICÓLOGO QUE JÁ EXISTIU

 

Por: Allan de Oliveira.

 

“Não andeis ansiosos pela vida”.

(Mateus 6:25)

 

O livro Jesus, o maior psicólogo que já existiu, de Mark W. Baker que teve sua primeira publicação em 2001, mostra o quanto Cristo estava além do seu tempo. Ele fazia críticas severas aos fariseus do seu tempo, como o leitor poderá ler neste trecho: “Jesus não os censurava pelo conhecimento que possuíam, mas pela arrogância que demonstravam”. (p. 8). Sendo que o foco, principal do livro está centrado nos ensinamentos de teor psicológico de Cristo que fez uma análise da mente e do comportamento humano, bem antes do nascimento da própria Psicologia que surgira, somente, no séc. XIX. E um desses exemplos é o fato de que: “Jesus ensinou que as crenças são modificadas pela fé e não pelos fatos. Ele não veio no unindo para condená-lo. Ele não queria que as pessoas se sentissem mal a respeito de si mesmas; em vez disso, desejava que elas se sentissem amadas por Deus”. (BAKER p. 18)

 

O teor teológico de Jesus Cristo está ligado à sua psicologia pelo fato de mostrar que o processo espiritual é um exercício do qual deve ser praticado diariamente para nos fortalecermos e, assim, crescermos internamente para, então, avançarmos na direção dos bons sentimentos. Mas, esse avanço não implica escapar dos maus sentimentos, no entanto, reconhecê-los e saber lidar com eles.

 

Jesus também fazia críticas à religião afirmando que essa fora feita para as pessoas, e não as pessoas para a religião. Isso mostra o quanto Cristo condenava as regras religiosas rigorosas. Porque: “Quando as regras passam a ser mais importantes do que os indivíduos que as seguem, a religião pode tornar-se nociva. Jesus considerava ofensivo as pessoas pegarem as Escrituras, que têm o potencial de uni-las a Deus e aos outros, e as usarem para exercer poder. Para Jesus, a religião deveria produzir compaixão e conexão e não arrogância e autoritarismo”. (BAKER p. 78)

 


E o objetivo principal de Cristo está num bom relacionamento entre as pessoas como podemos ver nos trechos abaixo:

 

 “Jesus ensinou que o pecado acontece quando quebramos o relacionamento e que a salvação ocorre quando o restabelecemos. (...) Mas, considerava a infidelidade um pecado nocivo para os relacionamentos”.

 

“As regras que Jesus praticava serviam para facilitar o amor aos outros. Para ele, os mandamentos de Deus existiam para ajudar os seres humanos a alcançar o seu estado mais elevado, desenvolvendo a capacidade de "amar uns aos outros".

 

PRINCÍPIO ESPIRITUAL: Quando o amor é a lei, nós nos apoiamos nela para nos desenvolvermos”. (BAKER p. 82)

 

Concluindo, o livro Jesus, o maior psicólogo que já existiu, de Mark W. Baker tem como foco a restauração de relacionamentos, a motivação perdida, a idolatria em relação a vícios, e muitos outros assuntos da nossa atualidade. E na minha opinião é um livro do qual servirá para ajudar um pouco pessoas que vivem com sua estima muito baixa, servindo para orientá-las para refletirem e procurarem melhorarem aos poucos.

 

 

REFERÊNCIA:

 

BAKER, Mark W. Jesus, o maior psicólogo que já existiu. Rio de Janeiro. Sextante, 2005.




Literatura TV

Escritor, pesquisador, blogueiro, e Youtuber que visa através deste blog a circulação de textos próprios, bem como o de pessoas amigas, no intuito de incentivar as artes que há dentro de cada um de nós, e também a divulgação de culturas em geral. Contato: contatoallandeoliveira@gmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
As Mil e Uma Noites: Lições valiosas para a humanidade